É seguro viajar sozinha pela Tailândia?

Culturas distantes sempre geram dúvidas e apreensões. Quando eu avisei que iria me separar de meu grupo de viagem para a Tailândia e seguir mochilando pelo país, algumas pessoas se mostraram preocupadas. “Mas você vai fazer isso sozinha?”, perguntavam. A questão também já apareceu diversas vezes aqui no blog. A ideia de viajar sozinha pode ser assustadora para muitas mulheres, seja qual for o destino. Quando falamos do outro lado do mundo, então, os medos se multiplicam.

Leia também: Mulheres devem viajar sozinhas pelo mundo?

7 relatos de mulheres para te inspirar a viajar sozinha

É seguro ir para Turquia sozinha?

E muito mais sobre viagem para mulheres

É por isso que sempre pintam por aqui meninas que sonham em conhecer a Tailândia e o Sudeste Asiático, mas por estilo ou falta de companhia, acabam receosas de fazer isso sem ninguém mais. Se você se enquadra nesse grupo e só estava esperando um empurrãozinho para tirar os fantasmas da cabeça e comprar a passagem, aqui vai ele: pode ir sem medo. A Tailândia – assim como seus vizinhos – é um país relativamente seguro para mulheres. E “relativamente” quer dizer que viajar para a Tailândia sozinha não será mais perigoso para você do que viver no Brasil.

Ao contrário da Índia e outros países mais conservadores, não há um guia tão rígido do que pode ou não pode ser feito por uma mulher para não atrair atenção indesejada dos locais, acostumados a outro tipo de comportamento. Ali, basta usar o bom senso e seguir nossa intuição. E isso quer dizer evitar áreas que você não conhecem durante a noite, manter sempre um olho nos seus pertences e não ter medo de ir embora/pedir ajuda/fazer um escândalo se alguma situação te deixar desconfortável. Não precisa ter medo de usar o transporte público ou andar de tuk-tuk, nem de fazer viagens de trem ou ônibus durante a noite. Se você quiser se sentir mais segura, é fácil comprar um chip de celular já no aeroporto ou em qualquer loja de telefonia e manter-se conectada 24 horas por dia, caso precise se comunicar com alguém em alguma emergência. Fora, isso, eu já disse: vai na fé.

Mulher sozinha viajar Tailândia

Que tipo de roupa usar na Tailândia

A menos que você vá visitar templos, você pode se vestir na Tailândia da mesma forma como você se veste no Brasil. Isso vale para shorts, vestidos e regatas. Só lembre-se de que, embora eles sejam bastante tolerantes nesse sentido, essa ainda é uma sociedade conservadora. Para os templos, você deve cobrir as pernas e ombros. Vale a pena carregar uma saia ou lenço na bolsa para essas ocasiões, mas muitos templos emprestam roupas apropriadas para os turistas.

Assédio na rua e respeito à mulher

Você pode ser confrontada com situações de cantadas na rua ou até assédio de alguém mais engraçadinho. Há também alguns casos de agressão sexual contra turistas registrados nos último anos, em especial nas praias mais badaladas. O governo britânico chegou a emitir um alerta para que os viajantes tomem cuidado com estranhos que, nessas festas, adicionam drogas às bebidas de mulheres sem que elas percebam.

Alguns tailandeses vêem as culturas estrangeiras como hiperliberais e podem achar que estamos ali à disposição. Volto a dizer: essa é uma sociedade patriarcal e conservadora e, portanto, também existe objetificação, sentimento de propriedade do corpo feminino e culpabilização da vítima. Enfim, nada muito diferente do que já enfrentamos diariamente em nossas vidas.

Tailândia: questões culturais

Mulheres nunca devem tocar um monge ou entregar qualquer coisa diretamente para eles. Em vez disso, coloque o objeto no chão ou passe para um homem entregar. Além disso, evite sentar-se perto de um monge nos transportes públicos ou invadir os espaços reservados exclusivamente para eles. Alguns templos também restringem a entrada de mulheres ou apenas de mulheres grávidas e menstruadas. E sim, eu sei que isso é chato. Eu não faço as regras aqui.

Foto destacada: Shutterstock

O post É seguro viajar sozinha pela Tailândia? apareceu primeiro em 360meridianos.

360meridianos http://www.360meridianos.com/2017/05/viajar-sozinha-tailandia.html

Author: Zara Liebe

I hope the reader enjoys my travel experiences, and when planning a trip will consider some of the wonderful places I've had the pleasure of visiting. When travelling, currency exchange is very important, I found tips in Cambio Store Blog. They have all the news and important tips on exchange money.

Leave a comment